Cursos

Instituto Joaquín Herrera Flores - América Latina

OPORTUNIDADE!

Prorrogadas as inscrições para o curso “Cultura, Diversidade e Expressões Sociais”

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA MESMO!

 

Está aberto novo período de inscrições para complementação de vagas no curso “Cultura, Diversidade e Expressões Sociais”.
O prazo para os interessados vai até domingo, 22/05 e, na segunda-feira, 23, será divulgada a lista dos selecionados para assumirem as vagas.

 

As inscrições podem ser realizadas AQUI.

 

O curso é dirigido a promotores culturais, professores de todos os níveis de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação, ativistas de movimentos sociais, artistas, gestores culturais, estudantes e profissionais das artes, educadores formais e informais.

Das 12 aulas programadas, as duas primeiras foram realizadas nos dias 16 e 17 de maio, com ótima avaliação dos participantes. As 10 aulas restante ocorrerão nas seguintes datas, horário e local:

• Horário: das 18:30 às 21:30
• Datas:
23, 24, 30 e 31 de maio de 2022
06, 07, 13, 14, 20, 21 de junho de 2022
• Local: Teatro Casa Grande – Leblon – Rio de Janeiro/RJ.

 

Na próxima segunda-feira, dia 23/05, será realizada a aula “Sociedade civil e a construção de uma cultura de direitos”, ministrada por Maria Elena Rodriguez, professora da PUC-Rio.
Na terça, 24/05, o tema é “Diversidade cultural e povos indígenas”, com Francineia Bitencourt Fontes, do Laboratório de Antropologia da Arte, Ritual e Memória – LARMe.

 

VEJA AQUI O PROGRAMA COM AS DISCIPLINAS, DATAS E PROFESSORES

 

– O certificado de participação será entregue aos inscritos que tiveram pelo menos 75% de presença, desta forma, os novos inscritos terão oportunidade de receber o certificado.

 

• Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Cultura, Pensamento Crítico e Direitos Humanos – Termo de Fomento 910351/2021

 

_________________________________________________________________

 

CURSO

CULTURA, DIVERSIDADE E EXPRESSÕES SOCIAIS

 

VEJA AQUI A LISTA DE PESSOAS SELECIONADAS PARA O CURSOEm 6 de maio de 2022.

 

O Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina promove o curso “Cultura, Diversidade e Expressões Sociais” dirigido a promotores culturais, professores de todos os níveis de ensino, estudantes de graduação e pós-graduação, ativistas de movimentos sociais, artistas, gestores culturais, estudantes e profissionais das artes, educadores formais e informais.

Serão 12 aulas (36 horas) ministradas durante os meses de maio e junho de 2022, de forma presencial, no Teatro Casa Grande, Rio de Janeiro.

Curso é presencial e gratuito.

Haverá emissão de certificados de participação.

INSCRIÇÕES:

De 8 de abril a 2 de maio – ACESSE O LINK AQUI

Resultado da seleção: 6 de maio de 2022

Início das aulas: 16 de maio de 2022.

CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES

– Análise de currículo e de carta de intenção em que o candidato apresente as motivações para a participação do curso.

Haverá análise de critérios  grupos identitários: gênero, raça, população indígena, imigrante, condição social, pessoas idosas, com mobilidade reduzida ou com deficiência.

No mínimo 25% das vagas serão destinadas à população com vulnerabilidade social.

– Serão 60 (sessenta) vagas.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E METODOLOGIA

Com base em uma proposta interdisciplinar, o programa do curso contempla questões atuais sob o prisma dos direitos humanos na sociedade brasileira e propõe um olhar crítico em diversos temas como:

•Pensamento Crítico e Diversidade Cultural;

• Cultura e Teoria Crítica dos Direitos Humanos;

• Cultura e Movimentos Sociais;

• Cultura e sistema capitalista;

• Cultura e Poder Judiciário;

• Cultura, direitos humanos, memória e Justiça de Transição;

• Diversidade cultural e povos indígenas;

• Cultura e direito das mulheres;

• Cultura e migrações;

• Cultura e combate ao racismo;

• Cultura e Direito à cidade; Diversidade Cultural e Gênero.

Com o objetivo de disponibilizar ferramentas teóricas para a análise crítica da realidade brasileira nos campos cultural, social, jurídico, político e econômico, o curso abordará os conceitos centrais do pensamento crítico em direitos humanos (base teórica) como instrumental de análise dos processos históricos e das experiências significativas (praxis) que interferem na emancipação das camadas vulneráveis da sociedade brasileira, tendo a diversidade cultural como ferramenta chave para esse avanço.

A metodologia incluirá uma apresentação inicial pelos professores da situação problemática, dos quadros teóricos e dos desafios a que cada disciplina pretende responder. Com base nesta problematização, será encorajado o debate em sala de aula, a fim de permitir a construção coletiva do conhecimento.

SOBRE AS AULAS

Os encontros serão presenciais, sendo:

Horário: das 18:30 às 21:30

Datas:

16, 17, 23, 24, 30 e 31 de maio de 2022
06, 07, 13, 14, 20, 21 de junho de 2022

Local: Teatro Casagrande, Rio de Janeiro

VEJA AQUI O PROGRAMA COM AS DISCIPLINAS, DATAS E PROFESSORES

Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal. Cultura, Pensamento Crítico e Direitos Humanos – Termo de Fomento 910351/2021.

 

VEJA AQUI A LISTA DE PESSOAS SELECIONADAS PARA O CURSOEm 6 de maio de 2022.