Cursos de Formação

O Programa de Doutorado em “Derechos Humanos y Desarrollo” desenvolvido pelo Instituto disponibiliza atualmente dois cursos:

  • Mestrado em Questões Contemporâneas de Direitos Humanos;
  • Mestrado Virtual em Desenvolvimento Local e Cooperação Internacional.

 

Nossa experiência em formação presencial começou no início dos anos noventa do século passado na Sede Iberoamericana de La Rábida (Universidad Internacional de Andalucía) com um curso intitulado “Teorías Críticas del Derecho y de la Democracia en Iberoamérica”. A seguir, no ano 1998, inaugurava-se o Programa de Doutorado em “Derechos Humanos y Desarrollo” na recém-inaugurada Universidad Pablo de Olavide, Universidade pública andaluza que abriu suas portas em 1997.

 

Desse momento em diante e de maneira ininterrupta, por esse Programa, transformado atualmente no Mestrado Universitário em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento depois das últimas reformas educativas na Espanha, têm passado centenas de estudantes, professoras, professores, ativistas, profissionais e, em geral, pessoas envolvidas e comprometidas com as lutas sociais, jurídicas e políticas que promovem a dignidade humana, cujas reflexões, experiência e conhecimento nutrirão as atividades formativas que realizaremos no Instituto.

 

De maneira paralela, desde o ano 2005, tratou-se de avançar em um novo desafio: A formação virtual. O objetivo principal era transladar a exitosa experiência acumulada em nosso Programa de formação presencial com o objetivo de ampliar exponencialmente seu alcance com o consequente enriquecimento que isso suporia. Dessa forma, em janeiro de 2006 conseguia-se pôr em marcha, através da Universidad Pablo de Olavide, um curso pioneiro com 226 estudantes que abria uma linha de trabalho com múltiplos programas em diversos âmbitos dos que é herdeira direta a oferta formativa que poderão encontrar a seguir.

 

Objetivando somar forças e pensar alternativas para a realidade latino-americana, em março de 2017 foi fundado o Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, destinada ao desenvolvimento cultural, intelectual, social, comunitário e acadêmico da agenda de direitos humanos e suas transversalidades. Para tanto, são desenvolvidas ações que têm a finalidade precípua de propor, planejar, estruturar, promover, executar e organizar eventos próprios ou concedidos por terceiros que congreguem a sociedade contribuindo para a edificação de uma sociedade livre, justa, fraterna, solidária e sustentável.