Mestrado em Questões Contemporâneas de Direitos Humanos

O Programa Virtual que apresentamos é dirigido especialmente a pessoas envolvidas na luta pela dignidade humana. Mais especificamente, a graduados e graduadas universitárias; militantes de ONG’S e de associações de direitos humanos; funcionários e funcionárias das diferentes administrações locais, comunitárias e estatais; professoras e professores de ensino primário, secundário e universitário; cidadãs e cidadãos em geral com inquietações de participação nos assuntos públicos de seus respectivos meios (sempre tendo em conta o nível mínimo de educação exigido para a realização de um programa de Mestrado).

 

Em definitivo, dirigimo-nos a todas e todos aqueles que, a partir de seus estudos, sua militância, seu trabalho cotidiano, seu trabalho pedagógico ou sua ação responsável no meio social em que vivem, procurem materiais para dar saída às suas inquietações e compromissos com a dignidade humana.

 

A partir do programa de Questões Contemporâneas de Direitos Humanos da Universidad Pablo de Olavide pensamos ser necessário apostar no desenvolvimento de processos de incidência e sensibilização em matéria de direitos humanos, os quais são entendidos como “processos de luta pela dignidade humana”. Com isso, pretendemos conseguir um maior compromisso social ao redor de alguns princípios norteadores que deveriam ser totalmente respeitados e assumidos. No desenvolvimento desse processo, parece-nos lógico começar pelo mais imediato e fundamental, como é a educação e formação em direitos humanos.

 

Daí queremos transcender o âmbito do exercício prático para gerar um processo que combine diretamente a aposta teórica, através das titulações universitárias, e a aposta prática, com a fomento de investigações e ações de assistência técnica, sem esquecer nunca nosso ponto de partida e nosso âmbito de trabalho ao redor da Universidade e da educação formal.