
Segunda aula dos Cursos de Formação para agentes de bairro e para servidores/as do município de Maricá aconteceram no dia 27 de setembro.

O Programa Marielle Franco realiza, entre os meses de setembro a novembro deste ano, dois cursos de formação em Direitos Humanos: um dirigido aos/às agentes de bairro e outro aos/às servidores/as do município de Maricá (RJ). Depois da aula inaugural, realizada no dia 20/09, nesta quarta-feira, 27/09, aconteceu o segundo encontro, destinado à temática “Direitos Humanos e a luta contra o racismo”. Tanto a aula da manhã, para agentes de bairro, como na aula da tarde, para servidores/as, foram abertas pelo professor Manuel Gándara, coordenador do núcleo acadêmico-pedagógico do Programa. Na sequência, ambas as aulas contaram com a presença da coordenadora de igualdade racial da Secretaria de Direitos Humanos do município, Valesca Souza, que foi convidada para contextualizar a temática da luta contra o racismo à luz da realidade maricaense, apresentando as ações que vêm sendo realizadas no município.

Na sequência, o professor Pedro Vidal Griot desenvolveu sua aula, provocando os/as cursistas a pensarem sobre a escravidão e suas distintas nuances. O professor abordou as temáticas da descolonização do pensamento sobre Brasil, do processo de diásporas negras, do letramento racial, do quesito raça-cor, da branquitude e das práticas e teorias antirracistas.
Os/as agentes de bairro e os/as servidores/as públicos/as interagiram com Pedro Vidal Griot em muitos momentos, trazendo não somente suas percepções e inquietações, mas seu conhecimento sobre a temática. De forma bastante dialógica, a aula teve muitos momentos de trocas, com perguntas inquietantes e que promoveram um debate aprofundado sobre os direitos humanos e a luta contra o racismo.
Tanto o encontro matutino como o vespertino foram finalizados pelo professor Manuel Gándara, que explicitou a correlação teórica entre a primeira e a segunda aula, pontuando que o problema ao qual a teoria crítica se debruça é a estrutura da sociedade.
Terceiro encontro
Os direitos das mulheres entram na pauta na terceira aula, marcada para o dia 04/10, próxima quarta-feira. Pela manhã, a partir das 9h, a professora Lusmarina Garcia falará sobre “Direitos Humanos e luta antipatriarcal: A luta pelos direitos das mulheres” para agentes de bairro, e a temática será abordada para servidores/as públicos/as na aula que inicia às 14h.
Sobre o Programa Marielle Franco
O Programa Marielle Franco é uma realização do Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina (IJHF-AL), em parceria com o Programa Cultura de Direitos, a Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos e a Prefeitura de Maricá. Seu objetivo é fomentar ações de educação em direitos humanos que promovam o respeito à dignidade humana e à igualdade, dedicada à formação de profissionais em áreas específicas.
Veja o que ainda está programado nos dois cursos, até o mês de novembro:

Curso de Formação em DIREITOS HUMANOS para agentes de bairro do Município de Maricá
AULAS 9h00 às 12h30
04/10 – Direitos Humanos e luta antipatriarcal: A luta pelos direitos das mulheres – Lusmarina Garcia
11/10 – Direitos Humanos e sistema capitalista – Martha Skinner
18/10 – Direitos Humanos como processos de luta e sua concepção e história – Gisele Ricobom
25/10 – Direitos Humanos da população LGBTI+ – Henrique Rabelo
01/11 – Direitos sociais e vida digna: Educação, saúde, alimentação, moradia, trabalho – María Helena Rodríguez
08/11 – Direitos Humanos das populações indígenas – Juliana Neuenschwander
22/11 – Direito à Cidade – Rosangela Cavallazzi
29/11 – Análise de Políticas Públicas de Maricá incidentes em cada bairro a partir da metodologia proposta – Carol Proner

Curso de Formação em DIREITOS HUMANOS dirigido para servidores/as do Município de Maricá
AULAS – 14h00 às 17h30
04/10 – Direitos das mulheres – Lusmarina Garcia
11/10 – Direitos Humanos e sistema capitalista – Martha Skinner
18/10 – Direitos Humanos como processos de luta Direitos humanos e função pública: as obrigações do Estado e a agenda de direitos no Município de Maricá – Gisele Ricobom
25/10 – Direitos Humanos da população LGBTI+ – Henrique Rabello de Carvalho
01/11 – Direitos sociais e vida digna: Educação, saúde, alimentação, moradia, trabalho – María Helena Rodríguez
08/11 – Direitos Humanos das populações indígenas – Juliana Neuenschwander
22/11 – Direito à cidade – Rosângela Cavallazzi
29/11 – Abordagem dos direitos nas políticas públicas – Carol Proner