
“Direitos Humanos e luta antipatriarcal: a luta pelos direitos das mulheres” foi a temática da aula no dia 4 de outubro de 2023

O Curso de Formação do Programa Marielle Franco continua em Maricá (RJ) e a terceira aula, ministrada pela professora Lusmarina Garcia, abordou o direito das mulheres.
No início, como parte da equipe do Programa, Tharcila Damaceno Nozaki deu as boas-vindas e, em seguida, o encontro – tanto na parte da manhã, para os/as agentes de bairro, como na parte vespertina, com os/as servidores/as públicos/as – contou com a presença da Secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres do município, Luciana Piredda.

Ela apresentou aos cursistas o trajeto histórico que precedeu a consolidação de uma Secretaria voltada às mulheres, assim como as políticas públicas, metas e funções que estão vinculadas ao setor.
A aula da professora Lusmarina, que é teóloga eco-feminista e pesquisadora da área de Direito, foi participativa e, a partir das provocações de Lusmarina, os/as cursistas trouxeram suas experiências pessoais, indicando o quanto a temática mobiliza a todos e todas. Para este encontro, a conceituação de feminismo trazida e produzida pela própria Lusmarina, é de que este “é um movimento social, político e filosófico que busca identificar, denunciar e vencer as estruturas de opressão às mulheres, trazido pelo sistema patriarcal, que opera a partir de concepções de subalternidade e secundarismo das mulheres com relação aos homens na estrutura social”.

Sistema capitalista em pauta no dia 11/10
A quarta aula programada pelo Curso de Formação será ministrada pela professora Martha Skinner, no dia 11 de outubro. Tanto os/as agentes de bairro (pela manhã, das 9h às 12h30), quanto os/as servidores/as (à tarde, das 14h às 17h30) realizarão debate sobre Direitos Humanos e sistema capitalista.
Sobre o Programa Marielle Franco
O Programa Marielle Franco é uma realização do Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina (IJHF-AL), em parceria com o Programa Cultura de Direitos, a Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos e a Prefeitura de Maricá. Seu objetivo é fomentar ações de educação em direitos humanos que promovam o respeito à dignidade humana e à igualdade, dedicada à formação de profissionais em áreas específicas.
Veja o que ainda está programado nos dois cursos, até o mês de novembro:

Curso de Formação em DIREITOS HUMANOS para agentes de bairro do Município de Maricá
AULAS 9h00 às 12h30
11/10 – Direitos Humanos e sistema capitalista – Martha Skinner
18/10 – Direitos Humanos como processos de luta e sua concepção e história – Gisele Ricobom
25/10 – Direitos Humanos da população LGBTI+ – Henrique Rabelo
01/11 – Direitos sociais e vida digna: Educação, saúde, alimentação, moradia, trabalho – María Helena Rodríguez
08/11 – Direitos Humanos das populações indígenas – Juliana Neuenschwander
22/11 – Direito à Cidade – Rosangela Cavallazzi
29/11 – Análise de Políticas Públicas de Maricá incidentes em cada bairro a partir da metodologia proposta – Carol Proner

Curso de Formação em DIREITOS HUMANOS dirigido para servidores/as do Município de Maricá
AULAS – 14h00 às 17h30
11/10 – Direitos Humanos e sistema capitalista – Martha Skinner
18/10 – Direitos Humanos como processos de luta Direitos humanos e função pública: as obrigações do Estado e a agenda de direitos no Município de Maricá – Gisele Ricobom
25/10 – Direitos Humanos da população LGBTI+ – Henrique Rabello de Carvalho
01/11 – Direitos sociais e vida digna: Educação, saúde, alimentação, moradia, trabalho – María Helena Rodríguez
08/11 – Direitos Humanos das populações indígenas – Juliana Neuenschwander
22/11 – Direito à cidade – Rosângela Cavallazzi
29/11 – Abordagem dos direitos nas políticas públicas – Carol Proner