Foi iniciada a jornada de Formação do Programa Marielle Franco para 2024. Os Cursos de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas do primeiro semestre tiveram suas aulas inaugurais na quarta-feira, 20 de março, com o tema “Pensamento Crítico e Direitos Humanos”, ministradas pelo professor Manuel Gándara Carballido. “Tivemos um bom início de aulas, com turmas animadas e participativas”, resumiu o professor, descrevendo a turma dos Servidores municipais, cuja aula se realizou no turno matutino, e a turma dos Agentes de Bairro e Sociedade Civil, que se encontraram no turno vespertino.

A grande novidade deste semestre, que registra a segunda edição dos cursos – a primeira edição foi realizada entre setembro e novembro de 2023 –, foi as aulas serem realizadas na sede do Programa Marielle Franco, agora já estruturada para receber os cursistas.
Nos dois turnos de aula, foi realizada uma abertura institucional, onde a coordenadora do programa Marielle Franco, Charlotth Back, e o coordenador geral do Programa Cultura de Direitos, Diestéfano Sant’Anna, falaram sobre o Programa e sua linha de Formação. “Fazemos parte de uma sociedade que está tendo embate sobre o que é direito e o que são direitos humanos”, lembrou Diestéfano, destacando assim a importância da temática e da realização do Curso.

Na sequência, Manuel Gándara iniciou sua aula instigando a participação dos cursistas para abordar conceitos e realizar uma reflexão sobre o entendimento do que é o pensamento crítico.
O professor chamou a atenção dos alunos que o olhar de cada um sobre a realidade é condicionado por uma construção social assentada em pressupostos que devem ser sempre questionados, pois a percepção da realidade não é natural e sim condicionada e, portanto, cabe a cada um reconhecer esses condicionamentos para não as reproduzir.

Os cursistas receberam, ainda, como indicação de leitura o texto “Repensando os Direitos Humanos a partir das Lutas”, de autoria do professor Manuel e publicado na RCJ – Revista Culturas Jurídicas, Vol. 1, Núm. 2, 2014.
Direitos Humanos e a Luta Contra o Racismo na próxima quarta
O segundo, entre os 10 encontros agendados pelos Cursos de formação, ocorrerá na próxima quarta-feira, 27/03, e terá como tema “Direitos Humanos e a Luta Contra o Racismo”. As aulas da manhã e tarde serão ministradas pelo professor Pedro Vidal Griot. A aula para Servidores será das 9h às 12h e para Agentes de Bairro e Sociedade Civil, das 14h às 17h.
Veja a programação até o final dos cursos:

Curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas para Servidores
Pela manhã, sempre das 9h às 12h
27/03 – DH e a Luta Contra o Racismo;
03/04 – DH e o Sistema Capitalista;
10/04 – DH e Luta Antipatriarcal: A luta pelos direitos das mulheres;
17/04 – DH como Processos de Luta;
24/04 – Direitos das Crianças;
08/05 – DH da População LGBTI+;
15/05 – DH das Populações Indígenas;
22/05 – Direito à Cidade;
29/05 – Abordagem dos DH nas Políticas Públicas de Maricá.

Curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas para Agentes de Bairro e Sociedade Civil
Na parte da tarde, sempre das 14h às 17h
27/03 – DH e a Luta Contra o Racismo;
03/04 – DH e o Sistema Capitalista;
10/04 – DH e Luta Antipatriarcal: A luta pelos direitos das mulheres;
17/04 – DH como Processos de Luta;
24/04 – Direitos das Crianças;
08/05 – DH da População LGBTI+;
15/05 – DH das Populações Indígenas;
22/05 – Direito à Cidade;
29/05 – Análise de Políticas Públicas de Maricá incidentes em cada bairro a partir da metodologia proposta.
Os encontros serão todos na sede do Programa Marielle Franco, que fica na Rua Prefeito Hilario Costa e Silva, 248 – Eldorado, Maricá, RJ.
Formação no Programa Marielle Franco
No período entre março e maio deste ano, o Programa Marielle Franco realiza os dois Cursos de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas, um para Servidores Públicos municipais e outro para Agentes de Bairro, com vagas abertas também para a sociedade Civil, com o objetivo de formar e capacitar os cursistas sobre conceituação, história e garantia dos direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro e no âmbito internacional, com destaque para a promoção comunitária em direitos humanos, desde a perspectiva sócio-histórica, e orientada à mudança dos distintos tipos de opressão.
O Programa Marielle Franco é desenvolvido pelo Instituto Joaquín Herrera Flores América Latina (IJHF-AL), em parceria com a Secretaria de participação Popular e Direitos Humanos e a Prefeitura de Maricá (RJ).
*As fotos publicadas são de Pedro Quintanilha, do Programa Cultura de Direitos/SMPPDH.