Décima aula teve como tema “Abordagem dos Direitos Humanos nas Políticas Públicas de Maricá” e serviu como resgate do conteúdo de todas as aulas anteriores.
A aula que encerrou a edição 2 dos Cursos de Formação em Direitos Humanos foi realizada no dia 29 de maio. O encontro da manhã, para servidoras e servidores públicos, contou com 49 alunos e alunas presentes, enquanto o curso da tarde, para agentes de bairro e membros da sociedade civil, registrou 30 cursistas presentes.
O encontro foi coordenado pelo professor Manuel Gándara Carballido, que fez um resumo dos diversos temas tratados ao longo do curso, lembrando que o objetivo dos cursos é abordar os direitos humanos a partir da realidade social que se pretende reformar. “Nós falamos em direitos humanos para populações que tem particular vulnerabilidade, pois falar de direitos humanos é falar de um sistema social, de como ele organiza a sociedade, principalmente no tocante aos mais vulneráveis, com o objetivo de ampliar os espaços de políticas comprometidas com a dignidade humana”, lembrou Manuel.
Foi apresentado o vídeo “Utopia dos Direitos Humanos” produzido pelo Companhia Ensaio Aberto, disponível no Youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=D2BnB6wvylQ ) para, a partir deles, dialogar com alunos e alunas sobre o desafio da educação em direitos humanos.
O encerramento dos Cursos contou com a presença do Secretário de Direitos Humanos e participação social de Maricá, João Carlos de Lima (Birigú), e da diretora executiva do Instituto Joaquín Herrera Flores América Latina, Carol Proner.
O Secretário Birigú elogiou e agradeceu a parceria com o Instituto Joaquim Herrera Flores e as possibilidades que o curso ofereceu como um experimento social diferenciado, que motivou o aprendizado de inúmeras estratégias que irão fortalecer as políticas públicas em Maricá.
Carol Proner, que também é uma das coordenadoras do Programa Marielle Franco, manifestou sua gratidão ao ouvir a avaliação positiva do trabalho realizado no curso. Agradeceu a presença de tantos alunos, assim como a todo corpo docente do Instituto Joaquim Herrera Flores pelo compromisso com o projeto. Ela elogiou o projeto político corajoso em curso em Maricá, como uma aposta política reconhecida em todo o Brasil.
PROGRAMA MARIELLE FRANCO
O Programa Marielle Franco é um projeto de educação que tem como objetivo principal fomentar ações de educação em direitos humanos que promovam o respeito à dignidade humana e à igualdade, dedicada à formação de profissionais em áreas específicas. Sua execução é uma parceria do Instituto Joaquín Herrera Flores América Latina (IJHF-AL) com a Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos da Prefeitura de Maricá.
Em 2023 foi realizada a primeira edição dos Cursos de Formação. Em 2024, tanto os servidores públicos quanto os agentes de bairro terão mais duas edições, uma em cada semestre do ano.
*Fotos de Raphael de Oliveira, do Programa Cultura de Direitos/SMPPDH.
Comments