A segunda aula dos Cursos de Formação para Servidores/as e para Agentes de Bairro e Sociedade Civil foi ministrada pelo professor Pedro Vidal Griot, sobre o tema “Direitos Humanos e a Luta contra o Racismo”.
Realizadas nos turnos da manhã e tarde do dia 27 de março, foi carregada de conteúdo histórico e de debates que incitaram a participação dos alunos e alunas em torno dos conceitos de branquitude, negritude e brancura, com o professor apontando para a diferença entre eles.
O professor Pedro – que é artista visual, ator, musicista e atua na Saúde como enfermeiro – recebeu comentários muito positivos na rede social do Programa Marielle Franco (https://www.instagram.com/programamariellefranco/), como: “Aula maravilhosa!”, pois ofereceu muito conteúdo. Ele discorreu também sobre formas de racismo, como o institucional, o ambiental e o caráter do racismo estrutural, mostrando a importância de cada servidor identificá-los, pois é a partir dos diagnósticos de tal ou qual problemática que se expressa o racismo, condicionando as escolhas das políticas públicas.
Pedro Vidal Griot lembrou que ser antirracista tem que vir acompanhado do sentimento anticapitalista. Para ele, o problema central que perpassa todos esses tipos de racismo está na desigualdade de oportunidades e no lugar que os negros ocupam na sociedade. “O que importa não é o que fizeram a nós, mas o que vamos fazer a partir do que fizeram a nós” disse o professor ao finalizar as suas aulas.
Os 56 servidores e servidoras que compareceram à aula da manhã e os/as 40 agentes de bairro e membros da sociedade civil que estiveram na aula da tarde foram recebidos pelo professor Manuel Gándara, do Instituto Joaquín Herrera Flores e do programa Marielle Franco.
Coordenadoria de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos do Maricá
No encerramento da aula, a coordenadora de igualdade racial da Secretaria de Direitos Humanos do Maricá, Valesca Souza, se apresentou aos alunos e contextualizou a temática da luta contra o racismo à luz da realidade maricaense. Ela apresentou as ações que vêm sendo realizadas no município pela Coordenação de Igualdade Racial, que tem se dedicado à organização de eventos que envolvem a questão racial e oferecido assistência aos imigrantes que chegam à Maricá. O suporte oferecido perpassa o processo de visto de permanência e de residência, o mapeamento e inserção das crianças no sistema educacional e acolhimento para questões de saúde mental.
Valesca Souza apontou ainda que a Secretaria dispõe de canais de denúncia para possíveis violações de direitos relacionados à pauta racial, que também podem ser endereçadas diretamente a ela, pelo seu contato telefônico pessoal.
Para o dia 3 de abril a aula de Direitos Humanos e Sistema Capitalista
A terceira aula prevista nos Cursos de Formação trará o tema “Direitos Humanos e Sistema Capitalista” e será ministrada pela professora Marta Skinner, na quarta-feira 03/04/2024. A aula para Servidores será das 9h às 12h e, para Agentes de Bairro e Sociedade Civil, das 14h às 17h.
Veja a programação até o final dos cursos:
Curso de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas para Servidores
Pela manhã, sempre das 9h às 12h
03/04 – DH e o Sistema Capitalista;
10/04 – DH e Luta antipatriarcal: A luta pelos direitos das mulheres;
17/04 – DH como Processos de Luta;
24/04 – Direitos das Crianças;
08/05 – DH da População LGBTI+;
15/05 – DH das Populações Indígenas;
22/05 – Direito à Cidade;
29/05 – Abordagem dos DH nas Políticas Públicas de Maricá.
urso de Formação em Direitos Humanos e Políticas Públicas para Agentes de Bairro e Sociedade Civil
Na parte da tarde, sempre das 14h às 17h
03/04 – DH e o Sistema Capitalista;
10/04 – DH e Luta antipatriarcal: A luta pelos direitos das mulheres;
17/04 – DH como Processos de Luta;
24/04 – Direitos das Crianças;
08/05 – DH da População LGBTI+;
15/05 – DH das Populações Indígenas;
22/05 – Direito à Cidade;
29/05 – Análise de Políticas Públicas de Maricá incidentes em cada bairro a partir da metodologia proposta.
Os encontros serão todos na sede do Programa Marielle Franco, que fica na Rua Prefeito Hilario Costa e Silva, 248 – Eldorado, Maricá, RJ.
*Fotos de Pedro Quintanilha, do Programa Cultura de Direitos/SMPPDH.
Comments