top of page

Produzindo conhecimento coletivo nos Cursos de Formação


Uma construção coletiva do conhecimento.


Foi o que o professor Manuel Gándara Carballido propôs e realizou com os/as alunos/as dos Cursos de Formação, na quinta aula realizada dia 18 de outubro com agentes de bairro, pela manhã, e servidores/as, à tarde. A temática destes encontros foi “Direitos Humanos como processos de luta”.

 

O professor Manuel dividiu as turmas em grupos e propôs as questões “o que são direitos humanos?” e “por que os direitos humanos existem?” para, numa forma didática fundamentada na educação popular, o grupo produzir suas respostas e depois, em forma plenária, dialogar sobre todas as respostas, agora com a intervenção teórica do professor.


Na sequência, ele situou o papel das lutas sociais e da instância pública no respeito, na proteção e na garantia dos direitos.

A aula levou os/as alunos/as a repensarem os direitos humanos a partir do marco teórico crítico, reconhecendo-os a partir da luta social, da dimensão teórico-filosófica que os estruturam, dos aspectos institucionais e jurídicos que os normatizam e os materializam (ou não) e a sensibilidade sociocultural.



A grande participação em aula é demonstração da receptividade dos alunos e alunas, que têm deixado algumas reações registradas.


A Equipe pré-Encceja, que participou do Curso da tarde, registrou em sua página da rede social elogios à aula e ao professor, e escreveu que: “Com esse aprendizado da aula, nossos Enccejeiros e Enccejeiras terão a oportunidade de ter acesso à política pública que o projeto oferece estando ainda mais de acordo com a garantia, a proteção e a promoção dos Direitos Humanos. Visando a solidificação e manutenção dos Direitos Humanos em favor de uma maneira mais humanizada de produzir o mundo em que vivemos.”



E ainda tem muito mais

 

A programação dos dois Cursos de Formação segue até o dia 29 de novembro, com aulas uma vez por semana, sempre pela manhã para agentes de bairro e, à tarde, para servidores/as públicos/as de Maricá (RJ). Na próxima quarta-feira, 25/10, mais um tema cujo debate é fundamental: “Direitos Humanos da população LGBTI+”, com o professor Henrique Rabelo.

Os Cursos fazem parte do Programa Marielle Franco, da Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos da Prefeitura de Maricá, e são realizados pelo Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina (IJHF-AL).

Veja a programação que ainda teremos pela frente:



Curso de Formação em DIREITOS HUMANOS para agentes de bairro do Município de Maricá


AULAS 9h00 às 12h30

 

25/10 – Direitos Humanos da população LGBTI+ – Henrique Rabelo

01/11 – Direitos sociais e vida digna: Educação, saúde, alimentação, moradia, trabalho – María Helena Rodríguez

08/11 – Direitos Humanos das populações indígenas – Juliana Neuenschwander

22/11 – Direito à Cidade – Rosangela Cavallazzi

29/11 – Análise de Políticas Públicas de Maricá incidentes em cada bairro a partir da metodologia proposta – Carol Proner



Curso de Formação em DIREITOS HUMANOS dirigido para servidores/as do Município de Maricá


AULAS – 14h00 às 17h30

 

25/10 – Direitos Humanos da população LGBTI+ – Henrique Rabello de Carvalho

01/11 – Direitos sociais e vida digna: Educação, saúde, alimentação, moradia, trabalho – María Helena Rodríguez

08/11 – Direitos Humanos das populações indígenas – Juliana Neuenschwander

22/11 – Direito à cidade – Rosângela Cavallazzi

29/11 – Abordagem dos direitos nas políticas públicas – Carol Proner

bottom of page