top of page

Atividades do Programa Marielle Franco em agosto de 2025

  • Foto do escritor: IJHF AL
    IJHF AL
  • 1 de set.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de set.

ree

O Programa Marielle Franco tem uma programação semestral que inclui dois cursos de formação e direitos humanos, um dirigido para servidoras e servidores públicos e outro para integrantes da sociedade civil. São realizados 10 encontros por semestre e, para abordar cada um dos dez temas, professores/as especialistas são trazidos à Maricá. Ainda, a cada semestre, são realizados dois seminários sempre com temas ligados aos direitos humanos, com o objetivo de ampliar o público. Especialistas do movimento social, da academia e da área governamental no município de Maricá são convidados/as para debater os temas, com participação presencial livre e gratuita a todos/as interessados.


Como atividade contínua, a equipe do Programa Marielle Franco também desenvolve pesquisa sobre a metodologia de indicadores para a criação de um sistema de indicadores de direitos humanos em Maricá. Contando com parceria do Instituto Darcy Ribeiro, pesquisadores elaboram uma metodologia para a criação de uma matriz de indicadores que relacionam critérios e processos relacionados aos Direitos Humanos, com o intuito de analisar e avaliar a eficácia social das políticas públicas no município.


A cada ano do projeto (o ano/projeto está compreendido entre julho de um ano calendário a junho do próximo) são elaboradas, ainda, 7 cartilhas com conteúdos didáticos sobre direitos humanos, cujos fascículos impressos são distribuídos gratuitamente. São 14 cartilhas já concluídas nesses 2 anos desde a criação do Programa.

Além de tantas atividades, também a sede do Programa Marielle Franco tem se efetivado como um espaço democrático e disponível para diversas atividades desenvolvidas pela Secretaria de Direitos Humanos, de outras secretarias municipais e do movimento social de Maricá, muitas vezes com o engajamento da equipe do Programa. A seguir, registros de algumas dessas atividades diversas, realizadas em julho e agosto de 2025:


·       Em 30 de julho a sede do Marielle recebeu a formação continuada na pauta LGBTQIAPN+, promovida pelo núcleo de atendimento LGBT que há dentro da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.


ree

 

ree


·       No dia 7, foram distribuídos 400 kits de cartilhas para a Secretaria em comunidades Minha Casa Minha Vida de Maricá. Os kits são sempre preparados anteriormente na sede do Programa.


ree

ree


·       No dia 15, foram entregues 200 kits das cartilhas produzidas pelo Programa Marielle Franco à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania - SMASC.


ree


·       No dia 19 de agosto, a equipe do Programa Marielle Franco participou da reunião de alinhamento dos projetos da Secretaria de Direitos Humanos. Foram apresentadas as atividades realizadas pelo Programa.


ree

ree

ree


·       No mesmo dia, 19 de agosto, na parte da tarde foi realizada Integração do Projeto Cultura de Direitos, na sede do Programa Marielle Franco.


ree

ree


·       No dia 25 de agosto, o Programa Marielle Franco recebeu, em sua sede, técnicas e assistidas do equipamento do CAPS AD para realizar uma roda de conversa sobre “Saúde Mental da Mulher Vítima de Violência”. Foi um encontro com abordagem de temas muito sensíveis, mas fundamental para a construção de espaços fora dos equipamentos tradicionais - o que possibilita uma maior sensação de segurança e confiança na exposição dos fatos. É uma parceria que pretende ser continuada ao longo dos próximos meses.


ree



·       No dia 29, a equipe do Programa Marielle Franco esteve presente no evento do Dia da Mulher Maricaense, no estande da Secretaria de Direitos Humanos. No evento, foram distribuídas as cartilhas e disponibilizadas pré-inscrições para os cursos de formação desse segundo semestre, visando as 30 vagas destinadas às assistidas da Secretaria.


ree

bottom of page