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Aula propõe análise crítica sobre expressões do racismo na sociedade brasileira

  • Foto do escritor: IJHF AL
    IJHF AL
  • 22 de abr.
  • 2 min de leitura



No dia 16 de abril foi realizada a aula de formação em Direitos Humanos dos cursos para servidores públicos (turno da manhã), e para a sociedade civil e agentes de bairro (turno da tarde), com o tema Direitos Humanos e a Luta Contra o Racismo. Ministrada pela professora Renata Pedreira, iniciou com a construção de um acordo coletivo de convivência, valorizando o cuidado mútuo, o respeito às opiniões divergentes, o uso consciente do tempo e a participação ativa durante as atividades.


Em seguida, com a exibição do vídeo Justiça para os Inocentes – Conheça a história de Douglas Peçanha, Renata convidou os participantes a refletirem sobre como o racismo estrutural atua nas instituições de segurança pública e justiça no Brasil. O caso de Douglas, um jovem negro com paralisia cerebral, surdo e mudo desde o nascimento, morto por policiais militares em um suposto “auto de resistência”, foi usado como exemplo contundente das violências cometidas contra pessoas negras.



Com o objetivo de promover uma análise crítica sobre as múltiplas expressões do racismo na sociedade brasileira, a professora explorou suas raízes históricas e estruturais, citando a Constituição de 1824, a abolição da escravidão em 1888 e o mito da democracia racial, relacionando-os à perpetuação das desigualdades raciais no Brasil contemporâneo. Além disso, discutiu conceitos fundamentais, como os racismos estrutural, institucional e epistêmico, o pacto da branquitude e a necropolítica, utilizando exemplos do cotidiano para ilustrar cada um deles.

A aula também buscou propor formas de enfrentamento coletivo, combinando experiências práticas e teóricas, e fomentando o diálogo para a construção de estratégias antirracistas em diferentes esferas sociais.







Entender Direitos Humanos como processos de luta


A próxima aula será realizada no dia 30 de abril, quando cursistas serão convidados pelo professor Manuel Gándara a refletir sobre o que são Direitos Humanos e porque temos direitos.





*Fotos: Matheus Willians / Cultura de Direitos


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