top of page

Cursistas debatem sobre Direitos Humanos como Processos de Luta

  • Foto do escritor: IJHF AL
    IJHF AL
  • 28 de out. de 2025
  • 2 min de leitura
ree

A quinta aula, tanto do Curso de Formação em Direitos Humanos para Servidores e Servidoras (horário da manhã), como do Curso de Formação em Direitos Humanos para a Sociedade Civil (horário da tarde), tratou sobre Direitos Humanos como Processos de Luta e foi ministrada pelo filósofo, pesquisador e professor da UFRJ, Manuel Gándara Carballido.


A aula aconteceu no dia 22 de outubro e contou com 56 participantes no curso da manhã e 36 no curso da tarde.

O encontro foi iniciado com a contextualização do curso até o momento: uma breve análise sobre as questões estruturais e centrais que foram discutidas nas três aulas anteriores – capitalismo, racismo e patriarcado. De acordo com Manuel, estes três pontos constituem a sociedade e atravessam as pautas que serão abordadas no restante das aulas. O professor frisou a importância dos servidores públicos e da sociedade civil que realiza os cursos levarem para a vida concreta os conteúdos aprendidos, materializando em cada contexto o que tem sido construído coletivamente nas aulas. Ao mesmo tempo, Manuel reiterou a relevância dos debates na aula, que se dão em torno das diferentes realidades de cada cursista.


ree

Divididos em pequenos grupos, os alunos responderam perguntas colocadas pelo professor Manuel que, depois, provocou as/os cursistas a refletir sobre seu papel diante dos direitos humanos. Com grande participação e debates, a aula foi encerrada com a afirmação: “A história dos direitos não está só no passado, ela está no presente e no futuro”.



Direito à Cidade


  • ATUALIZAÇÃO EM 28/10/2025: Devido à situação no Rio de Janeiro e adjacências, a aula da professora Rosângela foi suspensa.


Na próxima quarta-feira, 29/10/2025, vamos conversar sobre o direito de morar, de transitar por ruas e calçadas, de ter acesso ao atendimento público. A professora ROSÂNGELA CAVALLAZZI estará conosco nesta aula, para falarmos sobre Direito à Cidade.


ree

bottom of page