top of page
Foto do escritorIJHF AL

“Direitos Humanos e Pensamento Crítico” no Curso de Formação

Atualizado: 12 de nov.




Um jogo de imagem, um de adivinhação, uma história contada e uma brincadeira de hipóteses. Foi assim que o professor Manuel Gándara Carballido provocou os cursistas e os levou a refletir sobre suas interpretações da realidade. Tudo isso fez parte da aula sobre Direitos Humanos e Pensamento Crítico, tema da aula 5 nos cursos de Formação do Programa Marielle.

 

A aula do dia 7 de novembro contou com 28 alunos e alunas no curso da manhã e 30 no período da tarde, todos participativos e envolvidos pelos debates. O professor questionou aos presentes e, a partir do debate, explicou que "a primeira tarefa do pensamento crítico é a crítica do pensamento, sendo este uma construção social histórica e não um fenômeno natural, tampouco neutro". Fazendo uma diferenciação entre a teoria social “tradicional” e a teoria crítica, Manuel explicitou a norma como uma instituição de poder normalizante, um dispositivo que condiciona nosso comportamento e nos leva ao pensamento único.





 

Sintetizando a proposta do pensamento crítico, Manuel afirmou que as 3 ações que o fundamentam são: visibilizar, tornando o invisível visível; desestabilizar, confrontando as teorias de poder que legitimam o status quo; e transformar, através dos movimentos sociais e dos projetos coletivos.

 



 

Uma aula diferente

 

Buscando cumprir o programa dos Cursos de Formação neste segundo semestre de 2024, foi proposto aos alunos e alunas uma aula extra, a ser realizada no próximo sábado, dia 9, o que foi aceito. Assim, a aula sobre o tema Direitos Humanos como Processos de Luta, também ministrada pelo professor Manuel Gándara Carballido, reunirá as duas turmas (1- Servidoras e Servidores e 2- Sociedade Civil e Agentes Comunitários) no sábado de manhã, entre 9h30 e 12h30, no auditório da Universidade Vassouras (Av. Roberto Silveira 1954, Flamengo, Maricá).




Fotos: Equipe Programa Marielle Franco


13 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page