Mestrado para 2026-2027 em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento na UPO
- IJHF AL
- há 22 horas
- 2 min de leitura

Interessados nos estudos na área de Ciências Sociais e Jurídicas podem participar do curso de Mestrado, com partes online e presenciais, na Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha, Espanha
Anualmente, a Universidade Pablo de Olavide e a Universidade Internacional da Andaluzia organizam o Mestrado em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento, que visa construir uma visão abrangente e contextualizada do conceito de Direitos Humanos no contexto europeu. Esta é uma forma de participar dos esforços que vêm sendo realizados na Europa para estabelecer vias de cooperação para o desenvolvimento com a América Latina e a África.
Os objetivos gerais do programa consistem em estabelecer conexões entre o direito e a jurisprudência internacional dos direitos humanos e a criação de condições materiais e endógenas para o desenvolvimento econômico nessas regiões. As vagas estão abertas para estudantes espanhóis e estrangeiros interessados no título de Mestre em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento.
No curso são utilizados os idiomas espanhol, inglês e português. O idioma utilizado em todo o processo de formação é o espanhol. No entanto, dado que o programa de mestrado convida colaboradores de diversas origens, o inglês e o português serão utilizados em algumas ocasiões. Da mesma forma, os textos, as leituras e a bibliografia poderão ser utilizados em inglês e português. Estrangeiros cuja língua materna não seja o espanhol devem comprovar proficiência no idioma em nível B2.
As aulas se realizam de forma virtual na primeira fase, de novembro a dezembro e presenciais, na UPO, de janeiro a junho, com cronograma entre julho e outubro para a avaliação e dissertação de Mestrado. No site da Universidade, se encontram informações sobre programa de bolsa de estudo e programas de mobilidade internacional.
As linhas de pesquisa nas quais cada aluno deve obrigatoriamente participar, são quatro:
· Conceito e fundamentos dos direitos humanos;
· Bases para a criação de um novo conceito de Desenvolvimento Constituinte;
· A inter-relação entre direitos, desenvolvimento e interculturalidade;
· Apresentação e proposta de um sistema de garantias (jurídicas, econômicas, sociais e culturais) que sirvam para promover a nossa inter-relação entre Direitos Humanos e Desenvolvimento.
Para saber mais sobre como é realizado o curso, acesse o SITE DA UPO. FIQUE ATENTO e acompanhe a divulgação do calendário de inscrições 2026/2027!
.png)


