Ótimo começo para os Cursos de Formação em Direitos Humanos deste semestre
- IJHF AL
- 28 de mar.
- 3 min de leitura
Atualizado: 31 de mar.

No dia 26 de março foram realizadas as primeiras aulas dos Cursos de Formação em Direitos Humanos deste primeiro semestre de 2025 com excelente participação dos alunos e alunas. A abertura contou com as presenças do secretário de Direitos Humanos, de Maricá, João Carlos de Lima “Birigu”, e o subsecretário de Segurança Cidadã, João Damasceno, que deram boas-vindas aos cursistas, falaram sobre a importância da segurança pública na garantia do direito (humano) de ir e vir, e destacaram os baixos índices de violência de Maricá. Ressaltaram, também, a importância do respeito aos direitos humanos para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Em seguida, a equipe do Marielle Franco detalhou estrutura e os objetivos do Programa aos cursistas – servidoras e servidores do município na turma da manhã, e agentes de bairro e membros da sociedade civil na turma da tarde.
A apresentação do tema da aula "Pensamento Crítico e Direitos Humanos" coube ao professor Manuel Gándara Carballido, que conduziu a reflexão partindo da análise do pensamento hegemônico, discutindo como o senso comum reflete as perspectivas dos grupos dominantes - ilustrado pelo conceito "TINA" (There Is No Alternative) - e como instituições, religião e política naturalizam determinadas visões de mundo. O professor Manuel Gándara instigou os participantes a refletirem sobre os questionamentos que deixamos de fazer em nossas análises, demonstrando como nossa percepção da realidade não é algo natural ou neutro, mas sim resultado de construções sociais moldadas por instituições, dogmas religiosos e diversos atores políticos. Ele destacou que essa compreensão é fundamental para desnaturalizar visões de mundo aparentemente óbvias, mas que na verdade reproduzem estruturas de poder estabelecidas.

Considerada "muito boa", "instigante", "agregadora", entre outros adjetivos usados pelos alunos e alunas nas avaliações, o sucesso da aula ficou estampado no final de cada período, quando as turmas foram reunidas para uma foto.
Próxima aula
O próximo encontro das duas turmas será no dia 2 de abril, quando a professora Lusmarina Campos Garcia falará sobre o tema “Direitos Humanos e Luta Antipatriarcal: A luta pelos direitos das mulheres”:

O Programa de Formação em Direitos Humanos Marielle Franco
O Programa Marielle Franco é uma parceria do Instituto Joaquín Herrera Flores com a Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Maricá e desenvolve a quarta edição dos Cursos de Formação em Direitos Humanos. Três turmas de servidoras e servidores públicos e três turmas de agentes de bairro e pessoas da sociedade civil foram formadas no segundo semestre de 2023, primeiro e segundo semestre de 2024. Os cursos têm como objetivo principal ofertar formação sobre conceituação, história e garantias de direitos fundamentais no ordenamento jurídico brasileiro e no âmbito internacional, com destaque para a promoção comunitária em direitos humanos e na importância da formulação e manutenção de políticas públicas para garantia destes direitos.
Atualmente, todas as aulas se realizam na sede do Programa (Rua Prefeito Hilario Costa e Silva, 248 - Eldorado, Maricá), sempre às quartas-feiras, pela manhã, das 9h às 12h, para servidoras e servidores públicos; e à tarde, das 14h às 17h, para a sociedade civil. Também na sede do Programa, pessoas interessadas encontram uma pequena biblioteca com obras voltadas ao tema dos direitos humanos e os primeiros sete fascículos da Coleção "direito não cai do céu", outro produto resultante dos trabalhos desenvolvidos pelo Programa Marielle Franco.
Ainda, o Programa organiza dos Seminários a cada semestre, com objetivo de ampliar o público envolvido nos debates. O primeiro Seminário será realizado na próxima semana, na quinta-feira, dia 3 de abril, com o tema "Oportunidades e Desafios para o Brasil no Novo Contexto Geopolítico Internacional".