"É sempre mais difícil ancorar um navio no espaço" - a citação da poetisa Ana Cristina César foi o ponto de partida para a terceira aula do Curso de Formação em Direitos Humanos, que teve por tema "Direitos Humanos e Luta Antipatriarcal: A luta pelos direitos das mulheres". A professora Lusmarina Campos Garcia convidou alunos e alunas a fecharem os olhos para imaginar, abrindo-se a novas possibilidades o os/as estimulando a refletir sobre como nossos pensamentos são parte de uma construção histórica e social. Lusmarina explicou que a dinâmica proposta era uma provocação à transgressão das estruturas de pensamento construídas, um diálogo com o improvável.
Tanto a aula do Curso para servidoras e servidores, realizada na parte da manhã, quanto a ministrada à tarde, para a sociedade civil, favoreceu um espaço potente de trocas, um ambiente acolhedor para que as alunas e alunos se sentissem livres a dialogar e expor suas reflexões. Muitas alunas e alunos se manifestaram ao longo da aula, o que explicita a metodologia que fundamenta este curso: a educação popular.
A professora Lusmarina apresentou conceitos e histórico do movimento das mulheres, apresentando a cultura patriarcal como “um sistema político, legal e social com predomínio do pai, que tem o masculino como referência e na centralidade do poder”.
Mulheres movimentando a economia em Maricá
A coordenadora da rede Colmeia, Thaisa Muniz, esteve presente no curso matutino e vespertino, para falar sobre a iniciativa que promove uma rede de economia solidária entre as mulheres de Maricá. O coletivo de pequenas empresas comandadas por mulheres existe há seis anos no município e tem foco no desenvolvimento feminino, moda, empreendedorismo, cultura, gastronomia e economia solidária.
Direitos Humanos e Pensamento Crítico na aula 4
Nosso Curso de Formação terá continuidade no dia 7 de novembro, com a aula do professor Manuel Gándara Carballido sobre "Direitos Humanos e Pensamento Crítico". Alunos e alunas embarcarão novamente na reflexão sobre nossa realidade e a construção social que nos cerca.
Fotos: Richard Vasconcelos, Kauã Mizael, João Cândido e Miguel José / Programa Cultura de Direitos