top of page
Foto do escritorIJHF AL

Capitalismo, trabalho, tempo e dinheiro na aula sobre "Direitos da Classe Trabalhadora"





“A aula foi esclarecedora e me fez refletir melhor sobre o capitalismo e o lugar do trabalhador.” A avaliação de um aluno ou aluna resumiu em poucas palavras o que foi o sexto encontro dos Cursos de Formação em Direitos Humanos, que abordou os "Direitos da Classe Trabalhadora". O professor Marcus Giraldes iniciou a aula questionando os alunos sobre o capitalismo e, a partir de suas respostas, desdobrou suas reflexões, introduzindo conceitos sobre o tema.





Entre as várias questões abordadas, o professor falou sobre a diferenciação do capital e do dinheiro. Ao tratar desta diferença, Marcus explicitou o capital como uma relação social, fazendo uma ponte direta com o tema central da aula, a classe trabalhadora. Para tanto, Marcus pontuou que o trabalho cria e incorpora valor às “coisas”. A força de trabalho, por sua vez, também se torna uma mercadoria dentro do sistema capitalista.

Ao discutir outro aspecto, sobre tempo e trabalho, o professor compartilhou com os alunos um vídeo de Pepe Mujica, onde o político uruguaio faz uma reflexão sobre como se gatas o tempo de vida. Reflexão que se aproximou de uma pauta bastante discutida ao longo da semana em que a aula foi realizada, a escala 6x1, que atualmente está sendo debatida no Congresso brasileiro.


Direitos Humanos da População LGBTI+


A programação dos Cursos chega à oitava aula com mais um tema fundamental para a nossa sociedade: Direitos Humanos da População LGBTI+. Assim, na próxima quinta-feira, 21 de novembro, as turmas da manhã (servidoras e servidores públicos) e da tarde (sociedade civil e agentes de bairro) realizarão o debate com o professor Henrique Rabello de Carvalho, que tem atuação ampla na defesa dos direitos da população LGBTI+.






6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page