Cursos de Formação em Direitos Humanos são bem avaliados pelos participantes
- IJHF AL
- 30 de mai.
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jun.

Na avaliação dos cursistas, a aula do dia 28 de maio no Curso de Formação em Direitos Humanos foi um “importante espaço de articulação entre os cursistas sobre a formação do Estado e sobre a repercussão nas políticas públicas que se relacionam com os Direitos Humanos”. O penúltimo encontro das turmas nos dois cursos realizados pelo Programa Mariellle Franco neste semestre foi coordenado pelo professor Manuel Gàndara Carballido, com o tema Direitos Humanos e Políticas Públicas.
As dez aulas previstas pelo curso são semanais, sempre às quartas-feiras, com avaliações realizadas pelos alunos após cada uma delas. “O curso tem trazido luz, sobre todas as questões que a minha escolha acadêmica me proporciona”, declarou um dos participantes. Outro afirmou que o curso tem contribuído para a sua formação de senso crítico e argumentativo.

A aula sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas, do professor Manuel Gándara Carballido, partiu de duas perguntas centrais: “quem é o principal responsável pelas políticas públicas?” e “o que é o Estado?”. A resposta à primeira questão destacou o papel do Estado como ente com obrigação jurídica de implementar políticas públicas, utilizando recursos institucionais para tal.

Em seguida, a discussão sobre o Estado enfatizou seu caráter histórico e dinâmico, construído a partir de forças sociais e pactos políticos. O professor desnaturalizou a ideia de Estado, mostrando que ele não é uma entidade fixa, mas sim uma construção histórica em constante transformação, que organiza a vida em sociedade.
Na segunda parte da aula, o professor abordou os direitos humanos como produtos de lutas sociais, reflexões filosóficas e reconhecimento jurídico. Foram apresentadas as quatro obrigações do Estado em matéria de direitos humanos: respeitar, proteger, garantir e promover. O Programa Marielle Franco foi citado como exemplo concreto de política pública que materializa essas obrigações.
“Direito à Cidade” fecha o ciclo
O décimo encontro será na quarta-feira, 04/06, encerrando as duas turmas deste semestre. O tema Direito à Cidade será abordado pela professora Rosângela Cavalazzi:
