top of page

Cursos de Formação em Direitos Humanos são bem avaliados pelos participantes

  • Foto do escritor: IJHF AL
    IJHF AL
  • 30 de mai.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 4 de jun.





Na avaliação dos cursistas, a aula do dia 28 de maio no Curso de Formação em Direitos Humanos foi um “importante espaço de articulação entre os cursistas sobre a formação do Estado e sobre a repercussão nas políticas públicas que se relacionam com os Direitos Humanos”. O penúltimo encontro das turmas nos dois cursos realizados pelo Programa Mariellle Franco neste semestre foi coordenado pelo professor Manuel Gàndara Carballido, com o tema Direitos Humanos e Políticas Públicas.


As dez aulas previstas pelo curso são semanais, sempre às quartas-feiras, com avaliações realizadas pelos alunos após cada uma delas. “O curso tem trazido luz, sobre todas as questões que a minha escolha acadêmica me proporciona”, declarou um dos participantes. Outro afirmou que o curso tem contribuído para a sua formação de senso crítico e argumentativo.



Turma do Curso de Formação em Direitos Humanos para Servidoras e Servidores, na aula do dia 28/05
Turma do Curso de Formação em Direitos Humanos para Servidoras e Servidores, na aula do dia 28/05


A aula sobre Direitos Humanos e Políticas Públicas, do professor Manuel Gándara Carballido, partiu de duas perguntas centrais: “quem é o principal responsável pelas políticas públicas?” e “o que é o Estado?”. A resposta à primeira questão destacou o papel do Estado como ente com obrigação jurídica de implementar políticas públicas, utilizando recursos institucionais para tal. 



No final da aula do Curso de Formação em Direitos Humanos para Sociedade Civil e Agentes de Bairro
No final da aula do Curso de Formação em Direitos Humanos para Sociedade Civil e Agentes de Bairro


Em seguida, a discussão sobre o Estado enfatizou seu caráter histórico e dinâmico, construído a partir de forças sociais e pactos políticos. O professor desnaturalizou a ideia de Estado, mostrando que ele não é uma entidade fixa, mas sim uma construção histórica em constante transformação, que organiza a vida em sociedade.

Na segunda parte da aula, o professor abordou os direitos humanos como produtos de lutas sociais, reflexões filosóficas e reconhecimento jurídico. Foram apresentadas as quatro obrigações do Estado em matéria de direitos humanos: respeitar, proteger, garantir e promover. O Programa Marielle Franco foi citado como exemplo concreto de política pública que materializa essas obrigações.

 


“Direito à Cidade” fecha o ciclo

 

O décimo encontro será na quarta-feira, 04/06, encerrando as duas turmas deste semestre. O tema Direito à Cidade será abordado pela professora Rosângela Cavalazzi:




bottom of page