Foi uma tarde de apresentação da programação, debate e organização da equipe do Programa Marielle Franco, com duas reuniões realizadas de forma virtual e na sequência, uma às 14h30 e outra às 15h30, na quinta-feira, 29 de agosto.
Na primeira reunião, o professor Manuel Gándara Carballido apresentou a proposta de calendário para a terceira edição dos cursos de formação para servidores, agentes de bairro e comunidade de Maricá. Em função do calendário eleitoral, ambos os cursos terão suas aulas concentradas nos meses de outubro, novembro e dezembro e serão sempre às quintas-feiras.
Também foram apresentados os temas dos 3 Seminários previstos para este segundo semestre de 2024. Essa definição se dá em sintonia com a Secretaria de Direitos Humanos do município.
Na sequência, a segunda reunião foi coordenada pela Lusmarina Garcia, que apresentou à equipe os encaminhamentos da coordenação das Cartilhas, formada por ela, Gisele Ricobom e Marcus Giraldes.
A primeira edição da Coleção “direito não cai do céu” foi finalizada em junho e seu lançamento ocorrerá após o período eleitoral. As sete cartilhas trazem os seguintes temas: (Re)invenção dos Direitos Humanos; Violência Baseada no Sexo e no Gênero com ênfase na violência contra a mulher; População LGBTQIA+, discriminação, preconceito, exclusão; Por que precisamos falar sobre População Migrante?; Os direitos humanos dos Povos Indígenas; Racismo vamos falar sobre isso!; e Desigualdade, Trabalho e Renda.
No diálogo mantido com a Secretaria de Direitos Humanos de Maricá, a coordenação já definiu que as próximas sete cartilhas – a serem produzidas até junho de 2025 – apresentarão um eixo central que será o direito à cidade. A partir disso, a equipe realizou debate sobre os subtemas e passa a se organizar para a definição final dos mesmos e distribuição do trabalho de pesquisa.
Comments