A terceira edição dos Cursos de Formação em Direitos Humanos promovidos pelo Programa Marielle Franco em Maricá não podia ter começado melhor: turmas animadas, participativas; o tema premente dos “Direitos Humanos e a Luta Contra o Racismo”; e a ótima aula preparada pela professora Renata Pedreira. Os cursos iniciaram no dia 17 de outubro, com aula pela manhã dirigida a servidoras e servidores públicos e pela tarde, para sociedade civil e agentes de bairro.
Logo no início de cada aula, alunas e alunos receberam as cartilhas produzidas no primeiro ano do Programa Marielle Franco, apresentadas pela coordenadora geral Charlotth Back. Em seguida, o coordenador acadêmico do Programa, Manuel Gándara, apresentou objetivos, metodologia e sequência de aulas prevista no curso.
A professora Renata Pedreira iniciou a aula com o clipe “Eminência Parda” do cantor Emicida, dando o ponto de partida para as discussões, seguido de depoimentos e reflexões dos cursistas a partir do que foi visto. A professora Renata, então, relacionou a representação social da negritude brasileira com a construção de “imagens de controle” (conceito de Patricia H. Colins), elucidando mecanismos que fazem com que o racismo pareça natural, normal e inevitável na vida cotidiana.
A professora apresentou diferentes conceitos e propôs a reflexão sobre a formação social brasileira. O tráfico de pessoas escravizadas e a lógica da mestiçagem e da miscigenação, materializadas em políticas eugenistas de Estado, foram apresentados pela professora.
A aula contou com diferentes dinâmicas, como o trabalho em grupo e o debate geral. Ao finalizar, foi feita uma reflexão acerca de como podemos construir uma sociedade mais justa e antirracista, sobretudo a partir da reivindicação coletiva e bem organizada por políticas públicas concretas.
A luta contra o racismo em Maricá
Alunas e alunos da aula da manhã puderam contar também com a fala da coordenadora de igualdade racial da Secretaria de Direitos Humanos do município, Valesca Souza. Convidada pelo Programa Marielle Franco para contextualizar a temática da luta contra o racismo à luz da realidade maricaense, Valesca afirmou que a Coordenação de Igualdade Racial se dedica à organização de eventos que envolvem a questão racial, divididos em 4 datas específicas: 28/03, 13/05 (Abolição da Escravidão no Brasil), 25/07 (Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha) e a Semana da Consciência Negra. A coordenadora foi questionada por alguns cursistas sobre ações concretas direcionadas à população negra.
“Direitos Humanos e Sistema Capitalista” na próxima aula
Os Cursos de Formação em Direitos Humanos realizado pelo Programa Marielle Franco a cada semestre preveem 10 encontros, sempre às quintas-feiras, com um tema específico para cada aula. Para a quinta-feira dia 24 de outubro, o tema será “Direitos Humanos e Sistema Capitalista”, com a presença da professora Marta Skinner. Marta é economista e cientista política, professora dos cursos de Pós-graduação da UFRJ em Comércio Exterior e professora aposentada da Faculdade de Ciências Econômicas da UERJ, da Universidade Candido Mendes e do IBMEC/RJ.
A aula da manhã, para servidoras e servidores públicos, será das 9h às 12h.
À tarde, a aula para sociedade civil e agentes de bairro será das 14h às 17h.
👉🏾 Os dois encontros serão na sede do Programa Marielle Franco (Rua Prefeito Hilario Costa e Silva, 248 - Eldorado, Maricá).