top of page

População LGBTQIA+ em debate nos Cursos de Formação

  • Foto do escritor: IJHF AL
    IJHF AL
  • 9 de mai.
  • 1 min de leitura




A aula realizada no dia 7 de maio, com o professor Henrique Rabello de Carvalho, teve como tema Direitos Humanos da População LGBTQIA+. O professor usou a Cartilha "População LGBTQIA+ discriminação, preconceito e exclusão" como recurso didático. A cartilha faz parte da coleção "Direito não cai do céu", organizada pelo Programa Marielle Franco.


Como dinâmica de sensibilização, Henrique convidou voluntários para ler, em voz alta, quatro relatos impactantes de pessoas LGBTI+ presentes na cartilha. Estas narrativas reais - que incluíam desde casos de bullying escolar até situações de violência pública e exclusão laboral - revelavam não apenas a crueldade da discriminação cotidiana, mas também demonstravam como políticas de acolhimento e ações afirmativas podem transformar realidades. Em todas as histórias, um fio condutor: a combinação entre a persistência do preconceito estrutural e a força da resistência coletiva, mostrando como a garantia de direitos pode romper ciclos de vulnerabilidade.


Após contextualização histórica e conceitual sobre a diversidade sexual e de gênero, o professor discutiu com a turma os avanços legais e os desafios persistentes. A parte final da aula reforçou o papel fundamental dos servidores públicos como agentes de transformação.





Para encerrar o encontro, a coordenadora do Centro de Cidadania LGBT de Maricá, Daiana Reis, compartilhou com os participantes as ações desenvolvidas pela coordenadoria no município.



Direitos da Classe Trabalhadora serão tema da próxima aula



Na quarta-feira, 14 de maio, o professor Marcus Giraldes apresentará o tema Direitos da Classe Trabalhadora. Será a sétima aula tanto do Curso de Formação em Direitos Humanos para Servidoras e Servidores como do Curso de Formação em Direitos Humanos para Sociedade civil e Agentes de Bairro.




bottom of page