Excepcionalmente, a aula sobre Direitos Humanos como Processos de Luta foi realizada na manhã de sábado, dia 9/11. A exemplo do encontro anterior, também neste o professor Manuel Gándara Carballido coordenou os trabalhos e, já no início, dividiu os presentes em grupos para responderem às perguntas: “O que são direitos humanos?” “Por que temos direitos?”
A partir das respostas trazidas pelos grupos, Manuel realizou suas reflexões sobre o conteúdo. Metodologicamente, a tarefa contribuiu para que o professor realizasse suas explicações a partir daquilo que os alunos já traziam consigo, tal como o pensamento freireano propõe. Esta abordagem dialógica também favorece a aprendizagem significativa dos alunos, considerando aquilo que já lhes é comum.
Outro tópico discutido a partir desta questão foi a diferenciação entre o discurso liberal dos direitos humanos, que os afirma como uma norma irreversível, e o discurso crítico dos direitos humanos, que os entende como processos permanentes de luta. Como nos encontros anteriores dos Cursos, também neste, um dos destaques foi a participação e interesse dos alunos e alunas.
O Programa Cultura de Direitos
O encontro foi finalizado com a participação do coordenador do Programa Cultura de Direitos, vinculado à Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos, Di Estefano Sant´anna. O coordenador apresentou o Programa, explicitando seus objetivos e características.
De acordo com Di Estefano, os processos de luta, neste caso, foram construídos a partir da cultura, utilizando a linguagem das artes e cultura para mobilizar a sociedade. Por meio das atividades realizadas, com oficinas e acesso à cultura, as pessoas podem ter uma compreensão de pautas mais profundas relacionadas aos direitos humanos por meio de práticas mais lúdicas, de forma menos teórica, mas igualmente reflexivas e potentes.
Desde a criação do Programa Marielle Franco, também ligado à Secretaria de Participação Popular e Direitos Humanos da Prefeitura de Maricá, o Programa Cultura de Direitos tem sido um parceiro nas atividades desenvolvidas.
Somos todos trabalhadores e trabalhadoras
O tema do próximo encontro será Direitos das Classe Trabalhadora, e o doutor em direito e mestre em sociologia Marcus Giraldi estará à frente do debate. As aulas serão realizadas na quinta feira, 14/11, quando a turma das servidoras e servidores se reunirá pela manhã, das 9h às 12; e a turma da sociedade civil e agentes de bairro terá aula das 14h às 17h; ambas na sede do Programa Marielle Franco (Rua Prefeito Hilario Costa e Silva, 248 - Eldorado, Maricá).
Fotos: Equipe Programa Marielle Franco