top of page

Seminário Internacional de Teoria Crítica dos Direitos Humanos é aberto na UPO

  • Foto do escritor: IJHF AL
    IJHF AL
  • 20 de jan.
  • 2 min de leitura

A 16ª edição do Seminário Internacional de Teoria Crítica dos Direitos Humanos teve abertura oficial nesta terça-feira, na Universidade Pablo de Olavide (UPO), em Sevilha, com o tema “Democracia, soberania e direitos humanos: a humanidade em uma encruzilhada histórica”. O reitor da UPO Francisco Oliva Blázquez iniciou a cerimônia prestando homenagem aos dois professores da universidade vítimas de um recente acidente, destacando a perda para a comunidade acadêmica e relacionando o momento ao sentido do próprio seminário. Em sua fala, ressaltou ainda a assinatura do convênio entre a UPO e a Defensoria-Geral da União.


 

As intervenções abordaram diferentes dimensões da crise democrática global. Carol Proner, diretora do Instituo Joaquín Herrera Flores (IJHF), destacou a situação da Palestina, inclusive por meio de um gesto simbólico ao utilizar uma roupa tecida à mão por mulheres palestinas. Francisco Infante, codiretor do Mestrado oficial "Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento", resgatou a trajetória das 16 edições do Seminário, situando o acúmulo histórico do encontro diante do atual cenário internacional e chamando atenção para o avanço de lideranças autoritárias e para os impactos de ações recentes sobre a democracia e os direitos humanos.

 

Representando a Defensoria Pública no Brasil, Leonardo Magalhães, defensor público e egresso do doutorado na UPO, sublinhou a importância do convênio firmado, apontando seu potencial de fortalecer cooperação institucional e iniciativas concretas em direitos humanos.

 

Esta primeira parte do evento reafirmou o sentido histórico desta 16ª edição do Seminário Internacional de Teoria Crítica dos Direitos Humanos, com o reitor Blázquez destacando a contribuição intelectual e política de Joaquín Herrera Flores e de Rosario Valpuesta para a consolidação de um pensamento crítico comprometido com a democracia e os direitos humanos. A fala final sublinhou ainda a força da parceria institucional entre a Universidade Pablo de Olavide (UPO), a Universidade Internacional da Andaluzia (UNIA) e o Instituto Joaquín Herrera Flores (IJHF), como base para a continuidade e o fortalecimento deste espaço coletivo de reflexão e cooperação internacional. O reitor da UPO também destacou a assinatura de um convênio com a Defensoria Pública Federal do Brasil para a realização de atividades conjuntas de formação e pesquisa que "trarão ótimos resultados para ambos os países e para a importante cooperação acadêmica que vem sendo desenvolvida entre o Brasil e a Espanha por meio da Universidade Pablo de Olavide".





bottom of page