Seminário recebe a segunda Vice-Presidenta e Ministra do Trabalho e Economia da Espanha Yolanda Díaz
- IJHF AL
- 21 de jan.
- 2 min de leitura


A segunda Vice-Presidente do Governo e Ministra do Trabalho e da Economia Social da Espanha, Yolanda Díaz, participou do segundo dia do Seminário Internacional sobre Teoria Crítica dos Direitos Humanos, que propõe debate sobre o tema “Democracia, Soberania e Direitos Humanos: a humanidade numa encruzilhada histórica”. O evento se realiza na Universidade Pablo de Olavide (UPO), em Sevilha, de 20 a 22 de janeiro de 2026.
Durante sua conferência, a Ministra Yolanda Díaz enfatizou a importância de vincular soberania e direitos humanos como forma fundamental de revitalizar a democracia, tanto em âmbito nacional quanto internacional. Ela afirmou ainda que, no tempo que lhe resta no governo espanhol, continuará defendendo a reforma trabalhista com a redução da jornada de trabalho e que a "batalha a ser travada" abrange o mundo do trabalho, a saúde mental, a transição ecológica e as novas tecnologias.
O reitor da UPO, Francisco Oliva Blázquez, recebeu Yolanda Díaz e a acompanhou à mesa da Conferência, juntamente com a diretora do Instituto Joaquín Herrera Flores, Carol Proner, e o diretor do Mestrado em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento, Francisco Infante Ruiz.

O seminário, organizado pelo Instituto Joaquín Herrera Flores (IJHF), pelo Mestrado Interuniversitário em Direitos Humanos, Interculturalidade e Desenvolvimento da Universidade Pablo de Olavide (UPO), pela Universidade Internacional de Andaluzia (UNIA) e pela Associação Rsario Valpuesta e apoio de instituições associadas, reúne especialistas, acadêmicos, juristas e líderes políticos de diferentes países para uma reflexão crítica sobre os desafios atuais à proteção dos direitos fundamentais em escala global.
Entre os temas a serem debatidos estão os desafios à democracia e à soberania popular, as violações dos direitos humanos em situações de crise, as relações entre economia, capitalismo e a patrimonialização dos direitos, bem como os processos de justiça de transição, memória histórica e jurisdição universal.
O seminário conta com a participação de outras figuras renomadas no campo dos direitos humanos e do direito internacional, como o jurista Baltasar Garzón; María José Fariñas Dulce, da Universidade Carlos III; a ex-ministra da Justiça, Dolores Delgado; e a ministra do Tribunal Superior Eleitoral do Brasil, Estela Aranha, além de outros convidados nacionais e internacionais, que contribuem para o debate a partir de diversas perspectivas acadêmicas, institucionais e políticas.
(Com informações da UPO – Instagram: @pablodeolavide)
.png)


