top of page

Webnar de lançamento do livro “Impactos da Lei Aldir Blanc nos setores criativos do Rio de Janeiro”

  • Foto do escritor: IJHF AL
    IJHF AL
  • 13 de mar.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 19 de mar.



No dia 10 de março foi realizada a Webnar que marcou o encerramento da Pesquisa e lançamento do livro “Impactos da Lei Aldir Blanc nos setores criativos do Rio de Janeiro”, projeto desenvolvido pelo Instituto Joaquín Herrera Flores - América Latina (IJHF-AL) entre os anos de 2022 e 2024.


O evento contou com a participação dos diretores do Instituto Gisele Ricobom, Manoel Gándara Carballido e Maria José Coelho e com os pesquisadores Asy Sanches, Charlotth Back, Tânia Vicente e Utanaan Reis Barbosa Filho. A transmissão foi realizada através do canal do YouTube do Instituto (https://www.youtube.com/@ijhfal8983) e sua gravação permanece disponível para os interessados NESTE LINK.


 




A apresentação da Webnar foi realizada pela diretora Executiva do IJHF-AL, Gisele Ricobom, que afirmou ser "Uma live que nos traz orgulho, porque é resultado de uma pesquisa muito séria, e temos a satisfação de apresentar um resultado concreto desta pesquisa, que é o livro que estamos lançando hoje". O livro impresso teve distribuição gratuita e dirigida para secretarias de Cultura dos entes pesquisados, universidades, bibliotecas públicas e movimentos sociais e culturais. Já o formato e-book está à disposição dos interessados para download gratuito e pode ser ACESSADO AQUI. Foi produzida, ainda, uma áudio resenha visando a acessibilidade da obra, que pode ser ACESSADA AQUI.


 

Na live, os pesquisadores apresentaram, cada um de sua perspectiva, o que foi seu trabalho, quais os passos realizados, o porquê de escolher realizar esta pesquisa no Rio de Janeiro e estudar, por amostragem, alguns municípios específicos - foram pesquisados os municípios do Rio de Janeiro, Niterói e Maricá, além do estado do Rio.


A Lei Aldir Blanc 1 foi uma lei emergencial, voltada aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 e seu impacto nas atividades culturais, abrangendo todo o setor criativo, desde os artistas, produtores, pessoal que trabalha nas atividades culturais etc. A Webnar foi também uma forma de prestação de contas sobre a pesquisa, que foi custeada por emenda parlamentar de iniciativa da Deputada Federal Jandira Feghali, definida no Termo de Fomento 928232/2022.


O pesquisador Asy Sanches, que é doutor em Ciência da Informação e foi o coordenador da pesquisa, fez uma contextualização do que foi a pandemia, lembrando que essa Lei tinha vários itens de transferência de recursos, da União para estados, Distrito Federal e municípios. Assim, a definição do objeto da pesquisa foi o estado do Rio de Janeiro, e os municípios de Niterói, Marica e Rio de Janeiro, marcando um momento muito difícil para o país, mas que significou uma descentralização de recursos muito importante.

Na sequência, a pesquisadora Charlotth Back, que é doutora em Ciências Jurídicas e Políticas, apontou a dificuldade política que se enfrentava durante a pandemia, o sucateamento da cultura, os ataques sofridos e a busca de uma Lei, que foi garantida pelos parlamentares com compromisso com a área cultural mas que, também, mereciam um estudo de como os municípios utilizaram esses recursos.


Na sequência a pesquisadora Tânia Vicente, que é doutora em História, Política e Bens Culturais, fez uma apresentação detalhada do objeto da pesquisa, lembrando que ela terá sequência, através do Projeto que pretende fazer uma análise da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura).


O pesquisador Utanaan Reis, doutorando em Planejamento Urbano e Regional, falou sobre a questão das ações afirmativas, que foram objeto de observação, para identificar se as políticas públicas que aplicaram os recursos da Lei tiveram essa preocupação de promover ações afirmativas, uma vez que, em tempos difíceis, nem todos sofrem de maneira igual.


Após a fala dos quatro pesquisadores, a diretora do Instituto Maria José Coelho, autora do Projeto Gráfico do livro, apresentou vídeo falando sobre as decisões gráficas e editorias para o livro, que foi impresso e, também, organizado em forma de e-book, que está disponibilizado no site para download gratuito.


A diretora Executiva Gisele Ricobom registrou a presença na webnar do Coordenador Editorial do livro, Manuel Gándara Carballido e, para encerrar, assinalou a seriedade e qualidade do trabalho desenvolvido, lembrando que muitas vezes os recursos públicos não são utilizados com a seriedade e qualidade que merecem. “Aqui nós temos, além da transparência, um corpo de pesquisadores de alta qualificação e excelência e um resultado que ficará registrado através da distribuição gratuita do livro impresso e e-book produzidos, além da possibilidade de inspirar ações para a valorização da cultura”.




bottom of page