
O Seminário com o tema "Direito a Cultura e Cultura de Direitos" foi um ótimo momento para apresentação da pesquisa sobre os impactos da Lei Aldir Blanc, que levantou dados do município de Maricá, além de Niterói e Rio de Janeiro e do Estado do Rio de Janeiro

No dia 9 de dezembro de 2024, o Instituto Joaquín Herrera Flores – América Latina (IJHF-AL) realizou Seminário com o tema "Direito a Cultura e Cultura de Direitos", evento inserido na programação da Semana os Direitos Humanos promovida pela prefeitura de Maricá (RJ). Na oportunidade, foi apresentada a Pesquisa “Impactos da Lei Aldir Blanc no Rio de Janeiro”, desenvolvida pelo Instituto e que investigou os efeitos da implementação da legislação no setor cultural do estado do Rio de Janeiro e de três municípios: Niterói, Maricá e Rio de Janeiro. O evento contou com a participação da diretora de Comunicação do IJHF-AL, Maria José Coelho, e dos pesquisadores Asy Sanches e Tânia Vicente, que compuseram a mesa, além da presença dos pesquisadores Charlotth Back e Utanaan Reis Barbosa. O Seminário foi realizado no Auditório da Universidade Vassouras, em Maricá.

Na oportunidade, a diretora Maria José falou sobre a elaboração do produto da pesquisa, o livro "Impactos da Lei Aldir Blanc nos setores criativos do Rio de Janeiro", que estará finalizado em janeiro de 2025 em formato impresso e e-book. Já os pesquisadores falaram sobre o levantamento de dados e adiantaram as primeiras conclusões da pesquisa, indicando de que forma os três municípios pesquisados e o estado do Rio de Janeiro geriram os recursos destinados ao setor da Cultura durante a pandemia da Covid-19, a partir da Lei Aldir Blanc.

